quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

ATÉ QUANDO VALE A PENA LUTAR POR UM AMOR?

Muitas vezes, vivemos relacionamentos difíceis, que nos causam muito mais tristezas, decepções e dores do que alegrias e satisfação. Mas, por algum motivo que nem nós mesmos sabemos qual é, insistimos em manter essa relação. TEIMAMOS em tentar de novo, nos agarramos em palavras que não correspondem com a realidade nem com as atitudes tomadas pela outra pessoa. E assim, CONFUSOS e PERDIDOS nesta sensação entre o amor que gostaríamos de viver e o que realmente estamos vivendo, NÃO SABEMOS O QUE FAZER! CONVENCIDOS de que amamos a outra pessoa, nos enchemos de forças e coragem para lutar por ela. Mas, logo depois, percebemos que não há reciprocidade, que a pessoa não está disposta a lutar, a tentar de verdade, a cumprir o que promete e, então, vemos nossas esperanças se diluírem e a nossa dor aumentar ainda mais. Algumas pessoas adoecem, entram em depressão, sentem-se desmotivadas, afastam-se dos amigos, perdem até o emprego por causa de uma relação que mais parece uma tortura, esmagando sentimentos e desejos. Neste momento, por mais que não queiramos ouvi-la, a pergunta se repete em nossa alma e exige uma resposta: VALE A PENA CONTINUAR? Vale a pena insistir? Será que existe a possibilidade de conquistar essa pessoa definitivamente? Enfim, creio que a resposta não seja tão objetiva, especialmente porque não podemos prever o futuro com tamanha clareza. No entanto, esta é, sem dúvida, a hora de olhar para nós mesmos e nos respeitarmos, nos valorizarmos e, acima de tudo, nos amarmos. Não tenho dúvidas de que se não fizermos isso, a outra pessoa também não fará. Mas se, ao contrário, decidirmos nos reconquistar, lutar por nós mesmos, enxergarmos o que temos de bom e nos reerguermos, haverá uma saída. Ou seja, ganharemos força e discernimento para descobrirmos a resposta certa: se vale a pena ou não! SE VALER, estaremos prontos para “EXIGIRMOS” o que queremos desta relação, mostrando à pessoa que merecemos ser AMADOS, RESPEITADOS E VALORIZADOS. E ela, se realmente nos amar, estará disposta a nos dar o que merecemos. MAS SE NÃO VALER, estaremos prontos para abrir mão deste relacionamento que não nos tem trazido nada de bom, que tem servido apenas para nos deixar angustiados e desesperados com tamanha indecisão, incerteza e incoerência.
ENTÃO, se você estiver vivendo um relacionamento que tem lhe causado mais dor do que alegria, eu sugiro que você se faça algumas perguntas e seja sincero consigo mesmo. A primeira é: você realmente AMA esta pessoa? Se a resposta for NÃO AMA, então nem precisa responder as próximas questões. Mas se for SIM, então PERGUNTE-SE: tem dado o melhor de você para tentar salvar a relação? Depois, AVALIE: a pessoa amada está disposta a salvá-la também? As atitudes dela demonstram um verdadeiro amor ou expressam indiferença, incompreensão e desrespeito?
CASO AMBAS ESTEJAM DISPOSTAS A SE RECONQUISTAREM, é bem provável que consigam. Mas se só você estiver disposto a isto, o melhor a fazer é colocar um ponto final nesta história, pois um relacionamento se compõe de dois corações e nunca de apenas um! Talvez, um dia, esta pessoa esteja pronta para viver esta relação e volte a lhe procurar, mas por enquanto, os fatos estão mostrando que não dá mais! Lembre-se que uma pessoa se apaixona por outra por causa de suas qualidades e depois, com a convivência, aprende a aceitar os seus defeitos. Então, cuide de você, expresse mais as suas qualidades, melhore seus pontos fracos, supere suas limitações e torne-se uma pessoa APAIXONANTE.Não desperdice a sua vida insistindo numa relação que não lhe faz crescer, que não torna você uma pessoa mais consciente e mais INTEIRA. E nunca se esqueça que o Universo lhe dá exatamente aquilo que você acredita que merece! Portanto, trate de se valorizar e, assim, terá certeza absoluta de que você merece muito mais...

(Rosana Braga)

Frases de Leonardo Da Vinci - traduzidas

01 - Repreende o amigo em particular; louva-o na presença de todos.
02 - O que não aprecia a vida não a merece.
03 - Todo o nosso saber começa nos sentimentos.
04 - A sabedoria é filha da experiência.
05 - Toda ação natural se realiza pelo caminho mais curto.
06 - Não há coisa que mais nos engane do que o nosso juízo.
07 - O conselho é muito mal recebido pelos que dele mais necessitam, os ignorantes.
08 - Pede conselho àquele que a si próprio sabe corrigir-se.
09 - Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem.
10 - O mal que não me atinge é como o bem que não me dá proveito.
11 - Assim como o ferro, sem exercício, se oxida, assim como a água se putrefaz, e nofrio gela, assim também a mente humana, não exercitada, se arruína.
12 - A prática deve estar sempre apoiada na boa teoria.
13 - As belezas e as fealdades tornam-se mais evidentes, quando postas umas na frentedas outras.
14 - Simplicidade é a sofisticação máxima.

Tradução:

01 - Reprehend the friend in matter; it praises him in the presence of all.
02 - who doesn't appreciate the life doesn't deserve her.
03 - All our knowledge begins in the feelings.
04 - The wisdom is daughter of the experience.
05 - All natural action takes place for the shortest road.
06 - There is no thing that more deceives us than our judgement.
07 - The piece of advice is very badly received by that him more they need, the ignoramuses.
08 - Asks piece of advice to who that knows how to correct own.
09 - It will come the day in that the slaughter of an animal will be considered so much crime as the a man's murder.
10 -The bad that it doesn't reach me is like the good it doesn't give me advantage.
11 - As well as the iron, without exercise, it is rusted, as well as the water it putrefies, and in the cold freezes, likewise the human mind, no exercised, it destroies.
12 - the practice should always be leaning in the good theory.
13 - the beauties and the ugliness become more evident, when puts some in front of the other ones.
14 - All our knowledge begins in the feelings. Simplicity is the maximum sophistication.
(Leonardo da Vinci)