segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Meu amor é minha Alma Gêmea?



A Realização Pessoal virou o grande tema da atualidade. Tudo o que fazíamos, passamos a questionar segundo este prisma. No trabalho, não queremos apenas ganhar dinheiro, agora, queremos fazer o que nos dá prazer, queremos nos sentir úteis, usar nossos dons, tendo com isto mais vontade, e competência. Como também ter perspectivas de crescimento.

A Alma Gêmea. Segundo a teoria de interpretação dos símbolos da psicologia Junguiana, poderíamos dizer que o símbolo da Alma Gêmea, representa o arquétipo da afetividade do nosso tempo. Antigamente, o príncipe encantado, era aquele homem, que nos tiraria da família repressiva, mas que nem sempre nos oferecia o paraíso. Atualmente, queremos garantir melhor nossa realização, então buscamos a nossa cara metade, nossa Alma Gêmea.

Quem é nossa Alma Gêmea?
É uma pessoa que se identifica muito com a gente. Dá aquela impressão de que nós conhecíamos já há muito tempo, mesmo só fazendo dois dias. Pensa as mesmas loucuras... parece que nos entende melhor do que nós mesmo. Enfim, é alguém que encaixa muito bem com nossos ideais, nossas idéias, que acrescenta muita coisa, ajuda a gente a crescer. E reciprocamente a coisa acontece igual. Uma série de exigências cercam essa relação: Esperamos que ele seja nosso companheiro, que construa junto com a gente nossa vida. Atraente, sedutor, que nos envolva emocionalmente. Determinado, centrado nos próprios ideais e cúmplice nos nossos projetos. E por fim, que nos dê o sentido de nossa vida.

Essa relação fica muito ideal, e muito difícil de acontecer, se nós mesmos não conseguirmos ser tudo isto que agente espera do outro.

E essa é a característica principal da relação de Alma Gêmea: uma pessoa que tem os requisitos básicos de identificação, que permitem a gente projetar aquilo que na realidade queremos ser.

Então, não é bem, um mar de rosas... No começo principalmente, a impressão é bem outra. Parece um inferno. Acontece que nós encontramos na Alma Gêmea, muitas partes nossas que nós ainda não conhecemos, e muitas vezes até rejeitamos. Aí, fica tudo muito confuso, e quanto mais identificamos as igualdades, mais medo temos, isto trás distância, esfria os sentimentos. Mas, a atração provocada pela estreita sintonia, por aquela sensação de que a vida do outro é extremamente importante para nós faz com que superemos as nossas barreiras, e derretendo aquele gelo vagarosamente, nos aproximemos novamente. Com o tempo, as crises como ondas vão abrandando, até terminarem, em geral até os dois anos.

A relação com a cara metade é eterna?
Não, encontrar a Alma Gêmea, não quer dizer resolver definitivamente a questão afetiva. Na verdade, encontrar a Alma Gêmea representa encontrar alguém, que se identifica muito com agente, e que contribui para o nosso crescimento. Através desta relação, identificamos nossas próprias características, espelhadas no parceiro, descobrimos melhor então quem somos nós. Porém, existem limites para esse crescimento, cada um tem seus bloqueios, suas dificuldades, defeitos, traumas que trazem uma série de medos, e nem sempre conseguimos superar esses bloqueios, passando a prejudicar o crescimento da relação e muitas vezes até o crescimento do parceiro. Por sete anos, mais ou menos, a gente suporta os problemas do outro, mais se este não conseguir nem se mobilizar para a transformação destes defeitos, o contrato pode não ser renovado. E aí, a relação passa a se desgastar cada vez mais, gerando muitas mágoas.

Só temos uma Alma Gêmea?
Não, podemos ter outra Alma Gêmea, e quanto mais ampliamos a consciência de nós mesmos, mais profunda a identificação, mais intensa a relação e maior possibilidade de crescimento.

Isto não quer dizer que precisamos de trocar o parceiro. Também é possível, manter uma crescimento de ambas as partes e da relação, renovando o contrato por vários setênios, até o fim da vida.

Elas vêm de vidas passadas?
Coisas impressionantes, as "coincidências", a sincornicidade são dificeis de explicar na luz da psicologia. Isto faz pensar, que possamos realmente reencontrar pessoas. Como por exemplo, reconhecer estórias de vida muito semelhantes entre os parceiros. Ou uma determinada missão que só inicia com este parceiro, que muda a vida da pessoa mas que parece que ela esteve se preparando para este encontro deste que nasceu, e a recíproca também acontece, misteriosamente.
Como também aquele caso mais simples, do amor a primeira vista, que ligam as pessoas de uma forma muito intensa.

De qualquer forma o encontro com a Alma Gêmea, traz muitas mudanças, em nossa vida, e sempre é um marco de uma nova etapa, que em geral vai durar sete anos, a partir disto vem uma renovação do sentido de vida, e conforme a relação, ela se mantém ou não.

Resultado de um teste de Almas Gêmeas:

I- Seu amor é sua Alma Gêmea. Isto significa que você encontrou um companheiro que se identifica muito com você e contribui para o seu crescimento como você para o dele. Esta relação se desenrola por sete anos, até ter a primeira reavaliação. Se durante este período continuarem crescendo, poderão renovar o contrato. Caso um dos dois parar de crescer, esse trato poderá ser desfeito. Mas se por acaso isso acontecer, não se assuste, você poderá encontrar outra Alma Gêmea depois.

II- Sua relação não vai nada bem. Vocês criaram laços de dependência e se isolaram muito. Estão muito acomodados, sem nem se dar conta que a situação está ficando grave. Cuidado! Nem sempre uma vida sexual ativa é sinal de que o casamento está bom. O sexo pode ser um costume e muitas relações se mantêm só por causa disto, sem que haja muita identificação entre os dois. A cumplicidade na vivência é necessária para o desenvolvimento.

III - Você percebeu que sua relação não está boa. Já percebeu suas insatisfações e está se estruturando para assumir suas reclamações. Está se desenrolando um processo interior onde você vem descobrindo uma nova forma de representar seu próprio papel. Já criou um ambiente novo, onde vive outra vida. Agora resta apresentar esta outra parte sua à seu companheiro e ver a reação dele. Se ele aceitar sua nova imagem pode haver uma renovação na relação.

IV - A relação está em crise faz tempo. Você usou esta relação para provar um monte de coisas para si mesmo. Mas, já provou o que tinha que provar, e agora, é necessário uma mudança. Ou você e o seu companheiro conseguem se libertar das amarras, que vêm na maioria das vezes dos grilos familiares, ou essa relação não vai ter chance de melhorar. É como repetir as cenas vistas na relação com os pais em função das culpas adquiridas. Procure se analisar. A tendência é estabelecer outras relações parecidas.

V - Isso é que é paixão. Essa relação é para curtir o momento; não crie expectativas. Na realidade você está apaixonado por si mesmo, está num processo de descobertas intensas de aspectos seus, de novas formas de representar seus dons e emoções. Encontrou um espelho que reflete bem esta nova parte porém, pode não corresponder a todo o seu ser e, com o tempo perder o interesse.

VI - A vida afetiva não é prioridade no momento. Você encontrou uma pessoa que te faz companhia numa relação tranqüila, sem grandes desafios. Nem sempre o afetivo está no centro das nossas atenções; de acordo com a formação, ele passa para o segundo plano até conseguir conquistar alguns objetivos impostos pela família ou gerados por necessidades vividas. A falta de envolvimento pode trazer estagnação no caminho da vida.

Nelise Carbonare Vieira