quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O Equinócio da Primavera


O início da Primavera ou Equinócio da Primavera, aconteceu de ontem para hoje.
No Hemisfério Sul, na passagem do dia 22 para 23,
começou um tempo onde o dia e a noite têm a mesma duração.
A Primavera ou Ostara, para as antigas religiões, sempre foi uma Estação muito comemorada. Assinala um momento muito propício para o início ou reinício de novos ou antigos projetos e sonhos.

Na tradição da religião Wicca, a religião da Deusa, comemorava-se as estações do ano. Este vínculo entre a espiritualidade e a energia da Terra, ou seja, os equinócios assim como os solstícios, são datas que celebram ciclos planetários.

O Equinócio de Primavera, é um ponto de equilíbrio.

O equinócio que acontece na primavera e no outono saúda o equilíbrio entre o dia e a noite quando as horas de claridade são iguais às horas de escuridão. Mais importante que o resgate da festa que acontecia no passado em celebrações campestres, é pensar como esses povos antigos sabiam medir com uma boa precisão essas datas especiais.

A Primavera é uma das Estações da Roda do Ano, onde a Natureza presenteia os homens com um cenário que esbanja cores, equilíbrio, luz e uma agradável sensação de bem estar e felicidade.
O solo fica fértil para o reflorescimento da flora e da fauna terrestre. É um período muito auspicioso para quem deseja plantar seja o que for.





Wicca é uma religião neopagã fundamentada nos cultos da fertilidade que se originaram na Europa antiga.
A bruxaria entrou em moda em meados dos anos 40 e 50. O bruxo inglês Gerald Gardner junto com outros bruxos resgataram o renascimento do culto.

A tradição Wicca é sobrevivente da bruxaria medieval cujo o conhecimento que temos ainda é obscuro. A maioria dos wiccanos de hoje são solitários, isto é, não participam de grupo de bruxos, ou coven.

A religião Wicca tem suas bases em crenças e rituais pré-cristãos.
A prática wiccana mais comum cultua duas dividandes, a Deusa e o Deus.
Os rituais em culto a Deusa se realizam em noites de Lua cheia.

Se você pretende iniciar algum projeto, o momento é esse. Mas faça-o com amor, dedicação e sem prejudicar nada nem ninguém,
para que a sua colheita seja sempre muito próspera e abençoada por Deus,
seja qual for a sua religião.