segunda-feira, 29 de outubro de 2007

OS GNÓSTICOS

Os primeiros Cristãos são chamados atualmente de Gnósticos ou o povo que sabe.

Os Gnósticos eram MÍSTICOS, ou seja, eram pessoas que sentiam que poderiam ter algum tipo de acesso direto a Deus.
A palavra gnóstico vem do grego gnoses, que significa conhecimento, mas esse tipo de conhecimento não é o do dia-a-dia, não é aprender com os livros é algo que está dentro de da pessoa.
Gnose é a intuição, é a habilidade de conhecer algo sobre si mesmo, de saber que você tem um pedacinho do divino dentro de si e de reconhecer que o Deus que está do lado de fora é o mesmo pedacinho do divino que você tem dentro de si.
Muitos dos gnósticos eram Cristãos.
Gnósticos são as pessoas que escreveram a maior parte dos textos conhecidos como os manuscritos de "Nag Hammadi", biblioteca. Suas histórias sobre o Cristo são muito mais abstratas e filosóficas do que do novo testamento.
Um dos evangelhos favoritos era de Tomé.
Digo-te mais, o reino está dentro... e fora de vós. Quando vós conhecerdes, vereis... que sois filho do pai eterno.
O Evangelho de Tomé.
Os evangelhos gnósticos, eram considerados hereges,” contra princípio religioso”, estranhos e bizarros. Gnóstico significava pessoas que estavam basicamente erradas, e isso foi nos anos 40 e 50, neste país que se fala sobre comunistas. Era uma maneira de descartá-los.
Os Gnósticos se autodenominavam Cristãos.
Os primeiros padres da igreja lutaram contra os gnósticos.
Um dos obstáculos que os gnósticos representavam para as pessoas da igreja ortodoxa emergente era o fato que eles não precisavam ter o conselho nem o controle nem inspiração interior que vinham dos padres e bispos, eles tinham essa inspiração dentro de si, e isso incomodava os líderes da igreja.
Os Gnósticos

Nenhum comentário: