terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Boicote aos Carboidratos

Tentando economizar calorias, os adeptos desse mito tentam cortar todas as fontes de carboidratos do cardápio. O fato é que a maioria dos alimentos contém o nutriente. Restringir os carboidratos resulta em uma alimentação monótona.

Variar os alimentos é fundamental para a obtenção de todos os nutrientes fundamentais para o organismo.


Sinal verde para os carboidratos.

A nutricionista do Minha Vida ressalta que se o objetivo é emagrecer com saúde, os carboidratos não podem sair de cena. De acordo com ela, controlar o tamanho das porções e a freqüência com que elas são ingeridas é garantia de quilos perdidos sem prejuízos ao organismo.

Fazer dieta é sinônimo de contar calorias. O erro se esconde atrás do valor exagerado que você dá a elas. Para eliminar os quilos a mais de forma saudável, não dá para avaliar só o valor calórico do seu menu.


Traduza os rótulos e escolha bem os alimentos.

Roberta frisa que basear-se somente na quantidade de calorias pode levar ao consumo de alimentos nem sempre saudáveis. Com substituições feitas a partir das calorias, dá para respeitar o valor calórico da dieta, mas pode haver uma grande ingestão de doces e gorduras, por exemplo, prejudicando o balanceamento dos nutrientes . O resultado é uma dieta deficiente em fibras, importantes para a boa digestão, cálcio, responsável pela saúde dos ossos, e substâncias antioxidantes, que previnem danos celulares, envelhecimento.

Mito 5: Ficar em jejum emagrece.


O jejum, além de levar ao acúmulo da fome, quando feito freqüentemente e com uma restrição excessiva de calorias, faz com que o organismo se adapte à situação, tornando mais difícil a eliminação de peso. A melhor medida para emagrecer é não comer.


Ficar só na sopa, chá, shake ou proteína arrasa sua dieta.

Ela explica que a restrição deverá ser cada vez maior para que a perda de peso aconteça. Isso torna a dieta altamente restritiva e desestimulante, levando ao abandono do objetivo.


O ideal é que a alimentação contenha de 5 refeições para que os alimentos sejam distribuídos durante o dia, fornecendo os nutrientes importantes para o organismo .
(Roberta Stella)

Nenhum comentário: