sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O Beijo e as Doenças

O Carnaval é a época mais esperada por quem entende a folia como pretexto para beijar, e muito. Entretanto, por trás da sensação prazerosa de beijar escondem-se riscos de saúde, como a contração de alguns tipos de doenças.



A boca é extremamente contaminada. Ela é uma porta de entrada, porque o ambiente escuro e úmido é propício para o desenvolvimento de doenças, diz a dentista especializada em halitose Ana Kolbe. Além de cáries e gengivite, pode ocorrer a transmissão de hepatite B, herpes, sífilis e mononucleose. O infectologista Paulo Olzon faz um alerta:


Ao beijar muitas pessoas pode-se adquirir uma série de doenças de forma desnecessária", acredita. Para se proteger, a dentista aconselha manter uma boa higiene bucal com o uso de fio dental, escova e raspador de língua, uma vez que ela é o maior nicho de bactéria. Outra dica da especialista é ingerir dois litros de água ao dia para estimular a produção de saliva, que funciona como um detergente oral.


"No Carnaval, é preciso ter a consciência de que vai haver uma troca de bactérias durante o beijo. Portanto, não deixe um ambiente favorável para doenças na sua boca". Confira as principais doenças transmitidas."


Hepatite BO:

O médico lembra que a infecção por Hepatite B é mais rara, porque a maioria das pessoas é vacinada no País. Contudo, como há o risco, é bom atentar-se aos sintomas, como icterícia (coloração amarela da pele), urina escura, fezes claras e, em alguns casos, dores nas juntas. Não existe um tratamento específico. Por este motivo, Olzon afirma que o melhor é a observação do paciente.


Herpes:

O infectologista Paulo Olzon ressalta que a herpes é uma doença para o resto da vida. Ela é transmitida por vírus e não tem tratamento eficaz. Os primeiros sinais são lesões em forma de pequenas bolhas agrupadas que, em quatro ou cinco dias, se transformam em feridas. A cicatrização ocorre espontaneamente.


Mononucleose:

Conhecida popularmente como "doença do beijo", a mononucleose é infecciosa e causada pelo vírus Epstein-Barr. Na primeira fase da doença, os principais indícios são mal-estar, dores de cabeça, dores musculares, dores de barriga, falta de apetite e cansaço. Já na segunda, que é a mais crítica, o paciente apresenta inchaço dos gânglios, dores de garganta, febre moderada, inflamação do fígado e hipertrofia do baço. O tratamento consiste em apenas aliviar os sintomas com antitérmicos, analgésicos e antiinflamatórios, uma vez que a cura vem com tempo.


Sífilis:

Apesar de ser mais conhecida como doença sexualmente transmissível, a sífilis também pode ser transmitida por meio da saliva. Na fase primária, ela ataca os órgãos sexuais, enquanto na segunda surgem lesões avermelhadas no corpo e na palma da mão, febre e aumento dos gânglios. De acordo com Paulo Olzon, a cura é definitiva e realizada com antibiótico.

Mantenha uma boa higiene dental para diminuir o risco de doenças!
(Redação Terra)

Nenhum comentário: